quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ENSINANDO GEOGRAFIA ATRAVÉS DA INTERNET DE CELULAR


Por: José Raimundo Alves
No contexto atual; a presença dos novos aparatos tecnológicos na educação é inevitável. Na Escola Mário Meireles Zona Rural de São Luis – MA resolvi fazer uma experiência de ensinar Geografia através da internet de celular; fiz até uma prova em que o aluno podia acessar a internet do celular. Quando corrigir os trabalhos percebeu - se que os alunos que gostam de estudar continuaram a ter notas melhores que os outros. Significando assim que mesmo com essas novas tecnologias a necessidade de estudar vai continuar existindo. Com relação aos alunos que obtiveram notas baixas gostaram do trabalho aparentemente não  colaram dos colegas o que facilita o diagnóstico dos mesmos por parte do professor. Estou relatando essa experiência em sala de aula para sugerir aos colegas docentes que aliar o celular ao processo pedagógico pode não ser educacionalmente prejudicial basta ter planejamento e gerenciamento da sala de aula.
A EXPERIÊNCIA: Escreva vários termos geográficos no quadro (pode ser um mapa conceitual) oriente aos alunos buscarem os significados ou as explicações sobre os mesmo no celular; em seguida peça que eles produzam um texto ou façam uma apresentação; pode ser simplesmente uma discussão teórica em sala.
VANTAGEM: O professor não vai ficar tão estressado em sala de aula, pois o aluno está aliando um “brinquedo” à aprendizagem. A maioria dos alunos possui celular e algumas operadoras de celular oferecendo serviço de internet a preço popular do tipo R$ 0,39 a 0,50 por dia o que equivale à cópia de uma apostila com cinco páginas.
OBSERVAÇÃO: Não tirei fotos devido ao fato da maioria dos alunos serem menores de idade e a minha preocupação em não expor – los.