sexta-feira, 28 de março de 2014

MINERAIS E ROCHAS: SUAS LIMITAÇÕES

José Raimundo Alves
*PROFESSOR DE GEOGRAFIA
SEDUC – MA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO
CE DR LUIZ SERGIO CABRAL BARRETO
CE PROF. MARIO MARTINS MEIRELES
São Luis – MA

São encontradas na crosta terrestre; dependendo do estado físico e da composição a serem considerado também são encontrados no manto e no núcleo. Entretanto o homem só tem acesso com mais facilidade a esses recursos na crosta terrestre. Os minerais conjuntamente com as rochas se renovam através do ciclo das rochas dentro de um tempo geológico, o qual é muito maior que tempo cronológico da história humana; sendo nessa ótica, um recurso natural esgotável.
Se compararmos o surgimento das grandes jazidas dos minerais metálicos na superfície (crosta) terrestre na era proterozoica a aproximadamente 2,5 bilhões de anos com o surgimento do homem no período quaternário da era cenozoica entre 1000000 e 11000 anos atrás; tem – se uma diferença de tempo geológico aproximado de 2,4 bilhões de anos. Comparando também o momento geológico do surgimento humano com o do surgimento das reservas dos minérios energéticos do carvão mineral e do petróleo há também uma grande diferença de tempo geológico, o primeiro surgiu no período carbonífero da era paleozoica a aproximadamente 300 milhões de anos; enquanto que o segundo surgiu no período jurássico da era mesozoica entre 205 e 142 milhões de anos atrás. Nessa lógica a diferença de tempo geológico do carvão mineral e o surgimento do homem é superior a 206 milhões; com o petróleo a diferença é superior a 142 milhões de anos.
Analisando de maneira simples a apropriação humana sobre esses recursos após a Revolução Industrial é possível perceber que capacidade produtiva da natureza não consegue acompanhar essa apropriação antrópica. Daí a necessidade em se adotar um uso racional desses recursos.
É importante enfatizar que na visão de químico profissional o carvão mineral e o petróleo não são minérios e sim compostos orgânicos, isto é, originado de seres vivos; vegetais e animais soterrados.

Referências

GRIMES,  Wenderson. Aulas do Curso Geologia LEARNCAFE

 

REBOUÇAS, Fernando. Recursos naturais não renováveis



Clique no link abaixo para baixar o arquivo em pdf