domingo, 17 de fevereiro de 2013

O ENSINO DA CARTOGRAFIA


Por: José Raimundo Alves*

Apesar de existir a muito tempo; a Cartografia ainda é muito importante para o homem; pois ele continua necessitando da representação espacial.
Como qualquer outra ciência a Cartografia tem passado por uma evolução; principalmente em seus aspectos técnicos. Nesse caso pode – se abordar a Cartografia computadorizada do Sensoriamento Remoto; das imagens de satélites ou de radares ou ainda da produção gráfica das ciências de engenharia; principalmente da Topografia; da Agrotécnica e da Engenharia Civil. Há quem fale em SIGs – Sistema de Informação Geográfica; outros abordam simplesmente como GEOMÁTICA ou Cartografia Digital. O certo é que a Cartografia passou por uma transformação, mas não desapareceu e nem deixou de ser importante para o mundo. Se buscarmos exemplos de aplicação em atividades socioeconômicas podemos citar além do serviço militar temos praticamente todas as telecomunicações, o serviço de transportes, a agricultura, a urbanização, “Plug-in do GOOGLE earth”; este último muito popularizado entre os jovens.
Diante dessa situação encontra – se o Professor de Geografia na Educação Básica tendo o desafio de ensinar Cartografia de
O melhor caminho para os professores de Geografia é lembrar que os conceitos clássicos da Cartografia não mudaram; mas estão sob um novo suporte. Podemos perceber a Latitude e Longitude nos aparelhos portáteis de GPS -  SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL ou os fusos -horários no mecanismo de horário de telefones celulares.
Quanta a escola pública, é necessário que ela forneça a estrutura tecnológica e gerencial aos professores de Geografia; na questão tecnológica tem que existir computadores e internet de boa qualidade; no quesito gerencial apoio e liberdade relacionado a capacitação e respeito ao trabalho desse professor.
Muitas o conservadores dos Gestores é o maior impedimento para essa Cartografia Digital; pois mesmo a escola dispondo de aparelhos tecnológicos moderno; esses Gestores ainda não estão preparados para o manuseio de um simples Editor de Textos. Nesse caso é necessário que eles sejam orientados à aderir a essa realidade tecnológica que a sociedade chegou.  

* Professor de Geografia da Rede de Ensino do Estado do Maranhão.

BIBLIOGRAFIA

JOLY, Fernand. A Cartografia; Campinas, SP: Papirus - 1990