José Raimundo Alves
O momento atual produziu uma sociedade que rompeu antigos paradigmas e está enfrentando novos desafios; frente a essa situação está a escola que precisa romper com os antigos paradigmas e refletir sobre os novos desafios.
A contemporaneidade da escola só será possível se esta apresentar – se como ferramenta de transformação social baseada nos tripés da contextualização; da identidade do professor e da aprendizagem; sendo uma instituição que reflita sobre o saber e o conhecimento existente no aluno, e produza novos conhecimentos e por que não tecnologia; uma escola que faça a integração entre a família e a sociedade
No processo ensino e aprendizagem o professor e o aluno precisam está interligados em uma mesma linguagem educacional com um único objetivo; a formação de um cidadão consciente. Nesse processo uso das mídias modernas podem contribuir bastante para a melhoria educacional; pois elas permitem maior velocidade na circulação, armazenamento e organização das informações.
Muitos professores têm resistência em relação às mídias modernas; pois os mesmo são de uma geração, na qual era “proibido tocar no botão”; fato que não é característica dos jovens e das crianças da atualidade e não será das futuras gerações. Existem também os que ficam temerosos pelo futuro de suas profissões, questão de puro desconhecimento da importância do Professor durante toda história; pois não há qualquer indicio de substituição do mesmo; o fato relevante é que as novas tecnologias vieram para auxilia – os no processo de ensino e aprendizagem; as antigas tecnologias e metodologias educacionais não serão eliminadas.
O professor e os alunos não estão dispensados de refletir sobre a própria tecnologia e a exclusão social por ela originada; pois o acesso a tecnologia moderna é marcada por quanto pode pagar, isto é, as novas tecnologias estão alinhada ao interesse do mercado. É claro que se comparando com tempos mais remotos, de certa forma já temos acesso a mídia com um bom grau de modernidade; tais como os eletrônicos portáteis, a televisão, o DVD, etc..
Em relação à escola, tem que haver uma reflexão sobre a própria escola no contexto da escola que temos para a escola que queremos e a escola que é possível.
Um elemento tecnológica que a escola pode compartilhar experiências são as LAN HOUSES (Casa de Rede Local); mesmo porque no Brasil grande parte da população utiliza a lan house como meio acesso a informática, principalmente a população economicamente menos favorecida; essa realidade possibilitada por elas não podem ser desprezadas pela escola.
Referencias:
GUIA DO CURSISTA – Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tics
http://www.google.com.br busca de alguns conceitos e definições
2 comentários:
Parabéns, Professor José Raimundo. Seu blog levanta questões interessantes.
muito bom :)
Enviar um comentário